Os bairros da Zona Norte de São Paulo ocupam cerca de 296 km² e abrigam mais de 2,2 milhões de pessoas.
Estamos falando de uma região que oferece mobilidade e fácil acesso a diferentes pontos da cidade, infraestrutura completa de serviços, além de diversas opções de lazer e áreas verdes que tornam a qualidade de vida um grande diferencial.
Quem mora na região não se arrepende de ter investido em um imóvel por aqui. A Zona Norte, afinal, é especial!
Principalmente conhecida por seus vários parques, como o Horto Florestal e o Parque da Cantareira, as ruas são arborizadas e o estilo de vida é mais tranquilo em relação a outros lugares. Sem falar na facilidade de se locomover.
Mas, onde morar na Zona Norte de São Paulo?
Se essa é uma dúvida sua, vamos te apresentar três bairros da Zona Norte que se destacam por unir conforto, conveniência e qualidade de vida.
SAIBA MAIS -> Apartamento na planta: confira tudo o que você precisa saber para comprar
Quais bairros da Zona Norte de SP podem te oferecer a melhor qualidade de vida?
Dentro dessa região tão querida, três bairros se sobressaem não só pela infraestrutura, mas também pelo estilo de vida único que proporcionam!
SANTANA
Um dos principais bairros da Zona Norte de São Paulo, o distrito de Santana tem mais de 240 anos de existência.
Seu nome é uma homenagem à Fazenda de Sant’Ana, fruto da colonização portuguesa, no século XIX. A sede da fazenda estava localizada em uma das principais vias da região, a Rua Alfredo Pujol.
A região é muito conhecida pela oferta variada de comércios e serviços – especialmente na Rua Voluntários da Pátria, Av. Braz Leme, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Doutor César, Rua Leite de Morais, entre outras.
Com a presença da Estação Santana (Linha 1-Azul do Metrô) e do Terminal de ônibus na Av. Cruzeiro do Sul, os moradores da região têm fácil acesso para o restante da Zona Norte, já que Santana fica ao lado da Casa Verde, Jardim São Paulo, Santa Teresinha e Vila Guilherme. Além disso, o bairro também conta com as estações Tietê-Portuguesa e Carandiru.
Entre todos os bairros da Zona Norte, Santana oferta boas opções de lazer pela proximidade com o Parque da Juventude e Biblioteca de São Paulo, Teatro Alfredo Mesquita, Sambódromo do Anhembi, Clube náutico Esperia, Shopping Center Norte, entre outros.
Em uma pesquisa sobre os bairros da Zona Norte, os próprios moradores avaliaram o distrito de Santana:
- Bom para pets (93%)
- Ruas bem iluminadas (89%)
- Não é essencial ter carro (75%)
- Calçadas largas (61%)
- Bom para exercícios físicos (60%)
- Região segura (60%)
- Fácil estacionar (56%)
- Ruas arborizadas (54%)
Siga na leitura para conhecer outros bairros da Zona Norte de SP.
SANTA TERESINHA
Logo ao lado de Santana, temos o bairro de Santa Teresinha.
No início do século XX, o bairro de Santa Teresinha fazia parte da Fazenda Sant’Ana – o que lhe confere um “ar de interior”.
Atualmente, o bairro começa na Rua Conselheiro Moreira de Barros, próximo da Alameda Afonso Schmidt, terminando na Av. Engenheiro Caetano Álvares.
No meio do bairro, as outras principais vias são:
Rua Santo Egídio | Rua Copacabana | Rua Augusto Tolle | Rua Domingos da Costa Mata | Rua Dom Henrique Mourão | Rua Luis Antônio
Com perfil majoritariamente residencial, Santa Teresinha é conhecido por suas ruas tranquilas, prédios de médio porte e uma atmosfera acolhedora – ideal para famílias e todas as pessoas que buscam sossego no dia a dia.
Por outro lado, Santa Teresinha também oferece tudo o que você precisa para viver com a melhor qualidade de vida: supermercados, escolas, padarias, pet shops e, claro, acesso rápido ao metrô Santana e Jardim São Paulo.
Outro ponto forte é o número de escolas e colégios particulares muito bem avaliados na região, o que atrai famílias com filhos em idade escolar.
JARDIM SÃO PAULO
Também ao lado de Santana, outro bairro tradicional e muito conhecido da Zona Norte: o Jardim São Paulo.
Quem nunca visitou a região, talvez conheça o Jardim São Paulo por causa de um ídolo nacional que nasceu ali: Ayrton Senna, que morou na região entre as décadas de 60 e 70. Inclusive, o nome da estação de metrô do bairro (parte da Linha 1-Azul) é uma homenagem a ele: Estação Jardim São Paulo Ayrton Senna.
Outro ponto de destaque do bairro é Mirante de Santana, principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, que está localizado a 792 metros de altitude – sendo o ponto mais alto do bairro.
Entre os bairros da Zona Norte, o Jardim São Paulo é residencial, muito arborizado e oferece boas opções de lazer, gastronomia e comércio local, com uma vida de bairro ativa.
Entre os bairros mais próximos, destacam-se Santana, Parada Inglesa, Água Fria, Vila Gustavo, Mandaqui e Vila Guilherme — todos com ótima infraestrutura e fácil acesso. Já as principais vias que conectam a região são a Rua Conselheiro Saraiva, Rua Dr. Zuquim, Avenida Leôncio de Magalhães, Avenida Luiz Dumont Villares e Avenida General Ataliba Leonel, facilitando a mobilidade tanto de carro quanto por transporte público.
Para se divertir, os moradores podem frequentar o Teatro Jardim São Paulo, o Parque Domingos Luís, a Praça Vaz Guaçu e o Sesc Santana – além de todos os bons restaurantes ao redor do bairro.
SAIBA MAIS -> 4 motivos para morar na Zona Norte de SP
E então, você gostou de conhecer esses três bairros da Zona Norte de SP? Agora, que tal conhecer empreendimentos com a assinatura RG Construtora para você morar nesses bairros?
Conheça agora!
Moradas de Santa Teresinha – PRONTO PARA MORAR
Edifício Bienvenu – PRONTO PARA MORAR
Residencial Moradas Jd. São Paulo – LANÇAMENTO